Etiqueta Empresarial

Etiqueta Empresarial

Hoje, vou abordar um tema que geralmente, TODOS Nós conhecemos! Mas será que as Empresas levam este tema aos pontos certos?!

A educação é algo PRECIOSO, em termos empresariais! Geralmente, já tiveram experiências AGRADÁVEIS e menos agradáveis com várias empresas! É SEMPRE esperado que as “BOAS MANEIRAS”, sejam uma prática comum, nas organizações de forma geral.

Mas por vezes isso não acontece! E porque será? Será que o(s) líder(es), olha(m) verdadeiramente a esses aspectos? Será que a Cultura de Empresa é pautada, por um conjunto de BOAS PRÁTICAS, onde os Colaboradores estão Alinhados e recebem orientações e treino para incluírem a Etiqueta Empresarial como cenário de fundo?!

Há tempo para INSTRUIR e ORIENTAR uma Equipa nesse sentido?! Deveria de haver uma AGENDA definida com esta estratégia incluída, pois só desta forma, pode-se chegar a BOM PORTO com uma linha de AÇÃO inclusiva, neste campo.

Posso identificar, alguns itens que comportam a BASE da Etiqueta Empresarial:

1. Dizer BOM DIA/ BOA TARDE, na 1ª interação casual!

2. SORRIR SEMPRE, nos 1ºs seg.s de contacto (mesmo que seja por telefone!) TODOS descontraem automaticamente!

3. PONTUALIDADE ABSOLUTA!
Indicia o RESPEITO MÚTUO e evita constrangimentos.

4. SABER OUVIR os outros!

Dar espaço para ouvir e reflectir, antes de falar! Pois é, já ouviram a expressão: “2 ouvidos e uma só boca”! Este aspecto é SINGULAR e 1 Espelho do que acontece muitas vezes no correcto ATENDIMENTO ao CLIENTE!

5. POSTURA
Este ponto transmite, a BOA EDUCAÇÃO e a LINGUAGEM CORPORAL pode evidenciar um grande número de situações abonatórias ou menos abonatórias, conforme essa mesma postura.

6. CORDIALIDADE
O tratamento afável, quer junto de colegas de trabalho, quer junto de clientes, PRODUZ 1 EFEITO ÚNICO na Comunicação. Efeito que conduz a uma MAIOR APROXIMAÇÃO das Pessoas!

7. BOM SENSO
Este ponto aplica-se em TUDO, na Empresa! Quer nas Atitudes, Comportamentos, Linguagem, Tom de voz, ou mesmo adequação dos momentos de intervenção em qualquer situação.

8. Feedback
Algumas empresas não dão RESPOSTA nos timings adequados, isto é, 24h ou 48h! Isto porque a Equipa, não está instruída para tal, ou mesmo por falta de capacidade de resposta!
Isto acarreta uma má interpretação do outro lado!!!

E o SILÊNCIO NUNCA É RESPOSTA!  Tenham ATENÇÃO a este último aspecto!A vossa IMAGEM INSTITUCIONAL ou IMAGEM  de MARCA, pode correr sérios RISCOS e cair em terra TODO o vosso esforço em termos de Comunicação para elevar a Empresa!

Com esta BASE a ser trabalhada DIARIAMENTE, pode-se EVOLUIR BASTANTE na projecção de uma Empresa e fundamentalmente da SUA EQUIPA de Trabalho!

Estimad@ Empresári@, está PRONT@ a alterar alguns destes aspectos na SUA Empresa?!

Para uma MELHOR Auscultação destes pontos, sugiro 1 Telefonema (929273352), em que possamos falar sobre as SUAS SOLUÇÕES em particular!

Continuação de uma EXCELENTE e Produtiva Semana.

Helder Gonçalves
CEO e Coach da Coaching 5