O Silêncio é Saudável para as Empresas?!

O Silêncio é Saudável para as Empresas?!

Hoje vamos abordar uma forma de comunicação que as empresas, utilizam e pode ser PERIGOSA: o SILÊNCIO!

Será que podemos resolver assuntos pelo silêncio?! Será esta a maneira + interessante de resolvermos DESAFIOS nas empresas?! Ou será que um ELEVADO grau de COMUNICAÇÃO pode fazer a DIFERENÇA, quer junto dos Colaboradores, que junto do mercado?!

TODOS nós já experienciámos, telefonemas não atendidos sucessivos, bem como uma resposta mais demorada, por algumas empresas!

Será esta a forma + EFICAZ, para determinadas empresas conhecerem MELHOR quem está do outro lado?

Imaginem o que este COMPORTAMENTO pode gerar e os PERIGOS que acarreta para uma imagem + CREDÍVEL das empresas, no seu dia á dia de trabalho.

Por outro lado já vi, muitas Organizações, realmente com a preocupação e ATENÇÃO ao mercado e que se ESFORÇAM por DAR SEMPRE uma resposta!

Nos Negócios é MUITO VANTAGOSO e VALIOSO 1 Diálogo Permanente, onde é estruturada uma COMUNICAÇÃO com Objectivos, onde é fomentada uma política activa de intercâmbio entre os seus públicos e a comunidade onde estão inseridas e não só!

Temos por exemplo, uma empresa que quer internacionalizar-se! Como vê os passos a serem dados e que tipo de estratégia de comunicação pode ser veiculada?!

É PRIMORDIAL, que essa Estratégia de Comunicação comtemple um Plano para construírem os pontos essenciais e metas a serem alcançadas, desenvolvendo-se assim um constante feedback com o mercado. E igualmente a preparação da Comunicação INTERNA, baseada também nas directrizes a serem implementadas, assegurando que vai ser possível abarcar um conjunto de SOLUÇÕES.

É IMPORTANTE para todas as partes que haja um EQUILÍBRIO permanente entre a comunicação interna e a comunicação externa!

Perguntas IMPORTANTES a serem colocadas:

1. A sua empresa tem 1 PLANO DE COMUNICAÇÃO estruturado nos diferentes departamentos da empresa?
2. Quais são os objectivos de comunicação por departamentos?
3. Que tipo de mensagens querem transmitir?
4. Que canais são utilizados?
5. Quem são os responsáveis pela implementação do Plano de Comunicação.
6. A comunicação INTERNA está orientada de uma forma transversal para TODOS os Colaboradores?
7. A integração de suportes e acções de COMUNICAÇÃO estão distribuídos por todo o ANO?
8. Que parceiros estão incluídos?
9. Qual a relação com os media?
10. Que estratégias são + RELEVANTES para a empresa?

Podemos constatar que o SILÊNCIO nas Empresas não é a MELHOR Ferramenta de Acção!!!

Alguma orientação nestes aspectos, tenho todo o GOSTO em proporcionar a SI e à SUA EMPRESA, uma chamada para falarmos MELHOR. Pode ligar-me para o 929273352.

Continuação de Uma EXCELENTE e Produtiva Semana.

Helder Gonçalves
CEO e Coach da Coaching 5