O Networking como ferramenta de trabalho

O Networking como ferramenta de trabalho

A palavra Networking, expressa o desenvolvimento de uma rede de contactos normalmente com um fim profissional. Esse trabalho baseado no crescimento de contactos, pressupõe uma construção nas relações interpessoais e profissionais.

Com a pandemia, os eventos presenciais foram substituídos pelos virtuais e houve que reaprender a forma como eram trabalhados esses contactos. Os encontros profissionais e as reuniões passaram a ser por vídeo conferência, zoom, ou outras plataformas de comunicação na net.

Houve alguma adaptação que teve que ser feita, como seres sociais que somos! E houve outros hábitos que foram criados! A gestão de tempo foi melhorada, mas a proximidade física e a comunicação presencial sofreu um impacto!

Actualmente, estamos de regresso ao meio presencial e parece que já necessitamos de novas lições para retomar a socialização profissional! O Networking, como ferramenta de trabalho, pode ser realizado tanto presencialmente como virtualmente! Apesar de conseguirmos observar melhor o comportamento humano e estabelecer uma relação interpessoal mais efectiva, presencialmente.

É importante, manter a nossa rede de contactos profissionais activa e dinâmica para a saúde dos nossos negócios e empresas. Partilhar experiências, conhecimentos e estabelecer novos contactos profissionais, gera valor acrescentado e ganham-se SINERGIAS úteis.

Existem muitas organizações empresariais, associações, câmaras de comércio, ou grupos empresariais, ou até mesmo junto dos seus parceiros de negócios, onde pode realizar o networking.

Alguns conselhos úteis:

1. Defina que áreas de actividade ou novos parceiros de negócios que gostaria de conhecer e estabelecer contacto. Seja proactivo na seleção e procura.
2. Prepare uma curta apresentação sobre si e a sua empresa: quem é, o que faz, a quem se dirigem os seus serviços ou produtos. O que pode OFERECER!
3. Quando estabelecer o contacto com outra pessoa, seja BOM OUVINTE, mantenha uma escuta activa! Pode fazer perguntas e mantenha um interesse genuíno em conhecer a pessoa que está à sua frente. Crie EMPATIA!
4. Seja POSITIV@ e CONSTRUTIV@! Tenha igualmente uma postura aberta e receptiva na comunicação que desenvolve. Isso faz com que a confiança do outro lado, cresça!
5. Depois do 1º contacto, faça o follow up desses contactos. É importante dar seguimento e resposta ao seu esforço comercial. Agende uma reunião complementar.
6. Seja uma presença CONTÍNUA, quer nas redes sociais, quer nos eventos presenciais.

As relações profissionais são uma constante no seio empresarial! É fundamental CULTIVAR essas mesmas relações, pois a fidelização de mercado vem daí! Há que semear para colher!

Seja 1 AGRICULTOR na sua Empresa!

Sobre esta temática, ou outras temáticas relacionadas com as empresas, tenho todo o gosto em falar consigo!

Continuação de uma EXCELENTE e Produtiva Semana.

Helder Gonçalves

CEO e Coach da Coaching 5