As Parcerias Estratégicas

As Parcerias Estratégicas

Num mundo empresarial em constante evolução, as Parcerias Estratégicas podem ser uma EXCELENTE ferramenta de trabalho. Pois permitem desenvolver SINERGIAS, num sentido prático mas também estratégico.

Criar novas alianças num mercado competitivo, é saudável para os negócios e um estimulo de cooperação entre empresas e/ou organizações, numa envolvente de crescimento a vários níveis.

Mas 1º que tudo devemos dar atenção a alguns aspectos:

– CONHECIMENTO E INFORMAÇÃO DE AMBAS AS EMPRESAS/ ORGANIZAÇÕES:
Estreitar relações profissionais, pressupõe haver um conhecimento mínimo de quem vai estar ligado a nós. Procure informar-se sobre o seu futuro parceiro estratégico e se é a entidade que procura!

– PARTILHA DE UMA VISÃO SEMELHANTE:
Quando procuramos um novo parceiro estratégico, devemos certificar-nos que este tem uma visão global aproximada da nossa, isto é, a forma de ver e estar no mercado, e como opera. Os valores e uma cultura de empresa aproximados dos nossos, também facilitam o entendimento e a cooperação.

– OJECTIVOS EM COMUM:
A existência de objectivos em comum, que convergem para o mesmo fim, é sem dúvida uma razão forte para a sustentabilidade de um trabalho futuro e mais duradouro.

– BOA COMUNICAÇÃO:
Sempre que seja necessário estabelecer comunicação com o seu parceiro estratégico, é importante que os canais de comunicação estejam ABERTOS e que haja facilidade nessa mesma comunicação.

– RELAÇÃO WIN-WIN:
Todas as relações profissionais devem ter um ganho para ambos os lados, para manterem-se saudáveis e perdurarem no tempo. Essa interajuda mútua, sendo profícua, só apresentará vantagens.

– NOVOS CONTACTOS:
Desenvolver novos contactos e futuros clientes, é um dos pontos vantajosos para qualquer parceria estratégica. Criando eventos em conjunto é uma das formas de estabelecerem e estimularem esses novos contactos.

Estes pontos, são essenciais para o crescimento, logo desde o início, de uma Parceria Estratégica FORTE! E criarem-se muitas SINERGIAS em comum.

Estude o mercado e veja com que empresas/ organizações pode cooperar e estreitar as suas Parcerias Estratégias.

Votos de EXCELENTES e Produtivos Negócios.

Helder Gonçalves
CEO e Coach da Coaching 5