O Circuito da Comunicação Interna

O Circuito da Comunicação Interna

Qualquer empresa é responsável por estruturar a sua comunicação interna de forma cada vez + fluída e organizada!

Neste artigo, vamos ver como estruturar essa comunicação! Já vimos no artigo anterior que a comunicação é uma ação de colocar em comum! Deste modo é essencial a partilha dos objectivos em comum, mas também uma cultura de empresa orientada por fortes VALORES.

Já definiu quais são os valores de base da sua Empresa? E quais os + IMPORTANTES que a sua Equipa deve reger-se! Imaginemos, o Compromisso, o Trabalho de Equipa, a Transparência ou a Cooperação como base desse trabalho.

Vamos também reflectir para onde caminha a empresa, qual a sua verdadeira missão. E qual o legado que quer deixar? Que identidade a forma?

Todas estas questões, são os pilares que formam a organização e o modo de funcionamento da cultura organizacional. Com estas respostas, e um planeamento estratégico adaptado à empresa, estão lançados os componentes principais para serem comunicados à Equipa Interna de Colaboradores e promover um Alinhamento Interno.

Agora, que circuito de informação escolher para veicular a passagem desta comunicação? Se a empresa está a iniciar-se, deve haver uma reunião com TODOS os elementos para apresentarem formalmente estes conteúdos, que previamente foram enviados por email. Ou numa formação inicial, foi também entregue o Manual de Acolhimento de avanço.

Sendo uma empresa em actividade já algum tempo, esta pode também rever se a cultura organizacional está orientado no sentido dos novos objectivos. E também é fundamental partilhar da mesma forma essa revisão.

Entre departamentos, é crucial igualmente que haja um circuito de informação próprio, onde exista uma transparência, clareza e objectividade da comunicação. Os briefings das reuniões, devem ser enviados e preparados, no mínimo 48h antes, para haver a possibilidade dos envolvidos, não só prepararem-se convenientemente, mas acima de tudo acrescentarem valor com as suas sugestões ou opiniões.

A sua empresa tem uma Newsletter digital? Um grupo de whatsapp? Um blog de Equipa? Os Colaboradores são convidados a emitirem as suas opiniões? Existe uma “caixa de sugestões” na empresa? Estas são alguma ferramentas que promovem um circuito de informação OPTIMIZADO!

+ perguntas: Celeram as datas históricas da empresa, em conjunto? Existe o dia do Elogio? O momento de partilha? Os vossos aniversários são celebrados dentro da empresa?

Podemos pensar num inúmero conjunto de ações, que fomentam a comunicação interna e o fortalecer do espírito de grupo! Mas que devem ser praticadas constantemente!

De igual forma deverá de existir um departamento de COMUNICAÇÃO articulado com o de Recursos Humanos, onde os decisores podem coordenar entre si, os objectivos de comunicação e o seu respectivo Plano.

Estas são acções elementares para desenvolver-se uma politica de comunicação interna mais estreita, que permita o desenrolar das relações internas com a empresa e Equipa. E o crescente “vestir da camisola” que é necessário não só para a productividade da empresa, mas também para o crescimento e equilíbrio dos Colaboradores.

Esta temática, fica longe de estar concluída!!! Espero que estas linhas tenham sido um alerta para si, como Empresári@!

Estarei disponível para falarmos e orientá-l@ de uma forma + PERSONALIZADA! Este é o meu contacto profissional: 929273352.

Votos de uma EXCELENTE e Comunicativa Semana!

Helder Gonçalves
CEO e Coach da Coaching 5