Melhorar o Recrutamento e Selecção

Melhorar o Recrutamento e Selecção

O potencial humano de uma empresa, é um dos factores mais relevantes do desenvolvimento de qualquer organização! Por isso mesmo deve-se dar muita ATENÇÃO ao Capital Humano e ao processo de Recrutamento e Selecção dos Colaboradores da empresa.

1. Primeiro que tudo, quando procuramos as PESSOAS CERTAS para os LUGARES CERTOS, há que defenir qual o PERFIL do Candidato. Que características são necessárias para a função, experiência, habilitações literárias, habilidades especiais, competências técnicas, e alguns apectos particulares que sejam necessários para exercer a função convenientemente.

Depois a descrição da tarefa ou conjunto de tarefas, devem ser explícitas e objectivas com a informação necessária para a sua compreensão. A Cultura Organizacional também é importante estar descrita, pois serve como apresentação da empresa e os valores agregadores que unificam o futuro colaborador e a empresa. Informação sobre a empresa e a sua identidade, pode captar o interesse de quem vê essa informação. Explicitar o que OFERECE é uma vantagem e a forma de estar da organização.

2. Quando todos os items estão claros, vamos verificar onde procurar os candidatos; internamente, dentro da empresa ou no exterior da empresa, ou das duas formas?! E que MEIOS utilizar para divulgar o recrutamento. O Anúncio com os passos anteriores está pronto! De seguida vamos segmentar os meios e a forma de publicitar esse anúncio. Não utilize apenas dois ou três meios/formas de o fazer. Seja exaustivo e divulgue a informação junto dos seus contactos, amigos, empresas suas parceiras de negócios, internet, redes sociais, grupos ou nichos dos seus segmentos de mercado, grupos específicos, bancos de emprego, etc… Veja todas as possibilidades, pois normalmente leva o seu tempo, a encontrar a pessoa certa!!!

3. Agora começa a receber as respostas e currículos! Nesta fase seleccione os mesmos de acordo com os objectivos pré-estabelecidos e os requisitos exigidos.

Antes das primeiras entrevistas, envie aos seleccionados um questionário de motivações, onde questiona o que os leva a concorrer a essa função e o que planeiam realizar dentro da empresa.

Certifique as respostas e nas entrevistas seguintes tenha um guião onde todos os requisitos vão ser respondidos! É IMPORTANTE ser EXIGENTE neste processo!

4. Depois das entrevistas podem ser realizados testes comportamentais como por exemplo o DISC, para avaliar os candidatos mais profundamente e se o perfil comportamental é o mais adequado à função e á cultura de empresa.

5. A escolha final está a acontecer! Encontrando o candidato certo, vem a parte da entrega de um contrato posicional a descrever a função que ocupa, responsabilidades, forma de trabalhar, etc… Entrega de um manual de procedimentos, a sua explicação e formação para o cargo!

Estes 5 pontos de uma forma genérica, se forem tidos em conta, podem seguramente fazer a diferença na execução de um bom processo de Recrutamento e Selecção! É IMPORTANTE NUNCA SALTAR ETAPAS! Este seguimento, leva ao SUCESSO no encontrar da pessoa certa para o lugar certo! Sejam rigorosos e complementem os passos adaptados à vossa cultura de empresa!

Para mais algumas questões, posso dar-vos uma orientação extra nesse processo! Podem contactar-me através do nº 929273352.

Continuação de uma EXCELENTE e Produtiva Semana.

Helder Gonçalves
CEO e Coach da Coaching 5