“Estimule a sua Visão Estratégica”

“Estimule a sua Visão Estratégica”

Num mundo em constante mudança e que pode por vezes apresentar grandes desafios, cabe ao Empresário, acima de tudo, estimular também a Visão Estratégica da sua Empresa! Isto passa, por determinar onde quer realmente chegar, quais são os seus MAIORES OBJECTIVOS finais!

Numa época, como a que atravessamos, necessitamos de orientar as nossas metas com alguns ingredientes extra, para fazer face à conjuntura externa e haver uma adaptação crescente ao mercado!

A resiliência do Empresário é sempre colocada à prova, mas quando ACREDITA que os seus produtos ou serviços são uma mais valia para o seu publico alvo e essa relação comercial consegue ser estabelecida, tudo torna-se mais fácil. A visão crescente de uma empresa, pode seguramente ser um GRANDE ESTÍMULO não só para o empresário, como para a sua Equipa!

Para verificar se a visão da sua empresa, está atualizada, responda a estas questões:
• Que palavras descrevem melhor o seu Negócio?
• Que vantagens vê na sua Empresa?
• Que atributos positivos gostaria de referir que estão presentes no seu Negócio?
• O que é que diferencia a sua Empresa?
• Qual o futuro da Empresa?
• Qual o legado que vai deixar?

Este é um excelente exercício para realizar com a sua Equipa!

Recorda-se o que o(a) levou a construir o seu negócio? Qual a verdadeira inspiração e a paixão que o(a) move? Porque acorda todos os dias e vai para a sua empresa? No dia a dia, não pensamos ou damos a importância à razão ou razões principais que levaram e nos motivaram a construir esse negócio! Nesta altura, onde se faz uma reflexão mais cuidada daquilo que se quer desenvolver, é possível redescobrir novas estratégias que revitalizem os negócios! Sim, é necessário uma reinvenção do modelo de negócio, algumas vezes e efetuar uma adaptação dos serviços ou produtos ao mercado. Tudo está diferente e se a sua empresa continua a atuar da mesma forma, pode ser um risco!

Faça um inquérito junto dos seus clientes e pergunte diretamente, o que gostariam de ver acrescentado ou alterado nos seus produtos ou serviços. A caixa de sugestões ou reclamações de uma empresa, é uma ótima fonte e ferramenta de marketing. Descobrem-se algumas SOLUÇÕES PRÁTICAS para alguns desafios.

O planeamento e implementação de outras medidas adequadas aos objetivos pretendidos e uma execução rápida, é igualmente uma ajuda nesta altura, quando é preciso ajustar essa adaptação.

Lembre-se que a sua empresa é um agente de mudança! E acima de tudo continue a ACREDITAR em SI e na Empresa que construiu!

Helder Gonçalves
CEO e Coach da Coaching 5