A sua imagem de marca é Única?

A sua imagem de marca é Única?

A sua Empresa é ÚNICA? Os seus Produtos ou Serviços são ÚNICOS?

Proponho uma reflexão sobre como os Empresários apresentam as suas empresas ao mercado! Há que ter em conta, se os seus Clientes revêm a sua marca da mesma forma que você a percepciona!

O seu esforço comercial traz até si, os clientes que procura?



Ao definirmos um target, ou o(s) público(s) alvo, podemos realmente segmentar a fatia que queremos alcançar e trabalha-la. Mas é importante desenhar a comunicação de acordo com os objectivos que desejamos atingir.

Levar à ACÇÃO e VENDA é o que as empresas pretendem! Mas para lá chegar convém dar atenção a outros aspectos verdadeiramente importantes.

A sua marca é ORIGINAL? Esta é uma pergunta que ao respondê-la pode verificar com a sua Equipa como estão a divulgar em conjunto essa mesma originalidade! E é original, de que forma? Quais são as componentes que permitem que isso aconteça?

Sermos ÚNICOS, representa SINGULARIDADE e não cópia! Algo que seja apelativo, atractivo e que enlaça o seu(s) público(s) alvo! Pense nos BENEFÍCIOS que oferece a sua marca. Como são eles expressados?

A comunicação de uma marca, pode traduzir toda essa diferença acrescida do valor que queremos apresentar ao mercado. Se um dos objectivos é a notoriedade e credibilidade, podemos dar relevo por exemplo aos pontos de cultura da empresa, baseados nos valores que são transmitidos quer ao nível interno quer externo da empresa!

Esses valores compreendem também a postura com que se trabalha e opera no mercado. Existindo assim a simbiose perfeita entre a imagem de marca e a imagem real da própria empresa!



Tal conjugação reforça a identidade corporativa, como acontece em Excelentes casos no nosso dia a dia. A longevidade de uma marca como a Coca Cola ou a Nestlé, têm todas estas preocupações e apostam nesses valores, demonstrando ao mercado o que é mais importante para elas. Os sinónimos de Família, Comunidade, Felicidade entre outos são claros na abordagem da comunicação destas marcas!

Pense o quer transmitir ao seu mercado alvo. O que deseja que pensem sobre a sua marca e como quer posicionar-se. Procure estabelecer com a sua equipa como vão chegar ate lá!

Como Coach de Negócios, faço sempre o alerta aos meus clientes para a forma como estão a comunicar a sua marca. E o mais importante, como está o mercado a reagir a essa comunicação!

Este é um exercício interessante para realizar na SUA EMPRESA!

Votos de uma EXCELENTE Semana com EXCELENTES Negócios!

Helder Gonçalves
CEO e Coach da Coaching 5