A consistência – um factor de sucesso

A consistência – um factor de sucesso

A palavra consistência remete-nos para a solidez, firmeza e estabilidade, no português corrente! Estes sinónimos aplicados num contexto empresarial, expressam precisamente os atributos de uma empresa que atinge o sucesso!

Como se consegue alcançar um nível alto de consistência, na forma como se trabalha numa empresa?

a) . 1º que tudo, há que haver um Plano Estratégico que posicione o caminho que se quer construir, para se chegar às metas pretendidas. Estando estas bem definidas, como os objectivos intermédios. Pois não se faz tudo de uma só vez!

b) . Para além desse plano, deve existir igualmente um Manual de Procedimentos da empresa, onde estejam documentados os procedimentos de cada departamento da organização. Isso vai facilitar o decurso e a aplicação dos diferentes procedimentos necessários a cada operação, permitindo chegar à tal consistência desejada.

c) . Uma Cultura de Empresa uniformizada e partilhada entre TODOS os Colaboradores da empresa, vai gerar as SINERGIAS e os VALORES que constroem um ambiente de trabalho produtivo e equilibrado para o ganho dessa consistência.

d) . Tanto a Comunicação Interna (Colaboradores) como a Comunicação Externa (Clientes, Fornecedores, etc…) deve de estar nivelada a um padrão alto de desempenho. Isto é, deve de apresentar uma estrutura organizada e fluída, onde seja possível estabelecer as diferentes pontes necessárias e onde o feedback é contínuo. Essa interacção é primordial para a fidelização de clientes e um ATENDIMENTO de EXCELÊNCIA.

e) . As métricas e KPI`s (Indicadores Chave de Desempenho) representam um papel fundamental na medição dos resultados que se pretendem atingir. A consistência deve ser medida para ser conhecida! Cada empresa e actividade pode construir os seus próprios indicadores a medir, consoante os seus objectivos.

f) . A Formação da Equipa, é outro ponto essencial para relembrar a todos os elementos que a compõem, a estrutura de trabalho que devem seguir e as adaptações que podem ser feitas.

Estes pontos aqui descritos são a base para a evolução da CONSISTÊNCIA no trabalho diário de uma empresa. Seguindo estes items e ajustando à própria dinâmica de cada empresa, pode-se efectivar um trabalho consistente.

A Consistência das marcas, representa um grau de CONFIANÇA e CREDIBILIDADE na visão dos clientes, que as procuram. Quem não gosta de CONFIAR nos produtos e serviços que adquire? Este é também um dos caminhos para a FIDELIZAÇÃO dos clientes!

Num mundo empresarial cada vez mais competitivo, a consistência da SUA marca, pode ser um dos factores de SUCESSO que a distinguem da concorrência.

Votos de BOAS REFLEXÕES e ACÇÕES! Pront@ para GANHAR + CONSISTÊNCIA?

Tenho todo o gosto em orientá-l@ nessas reflexões e acções! Este é o meu contacto profissional: 929273352.

Continuação de uma EXCELENTE e Produtiva Semana.

Helder Gonçalves
CEO e Coach da Coaching 5