Planeamento a curto, médio e longo prazo

Planeamento a curto, médio e longo prazo

O Planeamento nas empresas, é um instrumento de gestão que favorece e auxilia a organização de metas e objectivos em qualquer negócio.
Então porque será que nem todos os líderes e gestores, ainda não praticam esse planeamento nas diferentes etapas temporais, que uma empresa necessita?

Recorda-se quando iniciou a actividade da sua empresa? Fez um Plano que incluiu, uma visão a longo prazo, que desejaria alcançar em x anos? E organizou os seus futuros departamentos, consoante os objectivos que queria atingir e a forma de lá chegar?

Tal como, quando se inicia uma empresa, esta deve manter sempre o EXCELENTE Hábito do Planeamento contínuo e realizar as adaptações necessárias ao cumprimento das metas programadas!

Vejamos as diferentes etapas que podemos dar atenção ao Planeamento! Ele pode ser visto a curto, médio e longo prazo.

A curto prazo, numa perspectiva entre 3 a 6 meses ou 1 ano. Pode dividir esse Planeamento de forma trimestral e revê-lo com a sua equipa!

Aqui, pode considerar aspectos, como o desempenho e performance da sua equipa comercial, melhorias que queira fazer por exemplo no tipo de atendimento ao cliente. Ou a implementação de um novo software, recrutar mais um elemento para a sua equipa, algo que possa ser executado num espaço de tempo mais breve.

Trabalhar com Objectivos SMART também é fundamental! Veja aqui este artigo explicativo: https://www.coaching5.pt/planear-porque/

Considerando o planeamento a médio prazo, entre 1 a 3 anos, pode-se estruturar aspectos de uma complexidade intermédia, tais como:
Abrir uma nova delegação, implementar um produto ou serviço diferenciador no mercado, adquirir uma nova empresa.

Pensando a longo prazo, e num período de mais de 5 anos para a frente, nesta fase é necessária uma estruturação mais profunda desse planeamento, que pode ter alguma complexidade na sua execução.
Exemplos como a sucessão da direcção da empresa ou a internacionalização para novos mercados e o legado que a empresa quer deixar, são aspectos a serem considerados. A visão do futuro da empresa e a forma como poderá ser desenhada, é também um dos items que comporta o planeamento a longo prazo.

Lembrar que é igualmente IMPORTANTE, MEDIR o trabalho efectuado, com as métricas necessárias ao estabelecer determinados objectivos. Só deste modo consegue-se verificar se as metas estão próximas!

Reúna com os diferentes departamentos da empresa e a sua equipa, e (re)vejam em conjunto, o que pode ser melhorado e incluído nas várias etapas a serem trabalhadas e planeadas.

Se necessitar de um elemento exterior/ Coach para um complemento ao Planeamento a ser desenvolvido, terei todo o gosto em falar consigo! Este é o meu contacto profissional: 929273352.

Pode igualmente realizar um Teste GRATUITO às suas Metas aqui: https://www.coaching5.pt/eco-360o/

Continuação de uma EXCELENTE e Produtiva Semana!

Helder Gonçalves
CEO e Coach da Coaching 5