O Feedback, como ferramenta de comunicação nas empresas

O Feedback, como ferramenta de comunicação nas empresas

O feedback, de uma forma global, significa retroalimentação! E pode ser considerado igualmente como uma ferramenta, no auxilio ao nivelamento da comunicação interna e externa de uma empresa!

Dando seguimento em 1º lugar, ao trabalho interno na empresa:

Podemos visualizar o que acontece, por exemplo, no dia a dia de uma Equipa de trabalho no que diz respeito à AVALIAÇÃO de DESEMPENHO. Esta avaliação pode ser qualitativa ou quantitativa.
Começando pela última, os KPI´s – Key Performance Indicators (Indicadores Chave de Desempenham) representam um papel fundamental na estruturação dos objectivos a serem medidos e na comparação dos dados recolhidos.

Mas a avaliação de desempenho qualitativa, poderá ter outros parâmetros, quer ao nível comparativo de comportamentos, atitudes, padrões de comunicação, ou cultura organizacional .

Aspectos IMPORTANTES no uso do feedback:

1. Avaliação CONSTRUTIVA, tipo SANDUÍCHE:

Ao dar este tipo de feedback a alguém da sua Equipa, inicie por um aspecto positivo em 1º lugar, passando depois aos aspectos de MELHORIA e finalizando com + um aspecto POSITIVO! Utilize SEMPRE uma LINGUAGEM CONSTRUTIVA e seja IMPARCIAL, mas assertivo.

2. Caixa de SUGESTÕES:

Um “Caixa” de Sugestões, é algo que deverá de existir em qualquer organização ou empresa, pois reflete a ABERTURA ao DIÁLOGO por parte dos líderes. Esta pode ser uma caixa física, que é colocada em determinado lugar estratégico da empresa e onde LIVREMENTE os Colaboradores dão o seu feedback, sobre algo a melhorar ou implementar. Ou pode ainda ser uma caixa virtual, onde acedem a um dashboard ou nuvem, deixando as suas impressões construtivas!

3. O MOMENTO de PARTILHA Semanal.

Este é um momento SINGULAR, onde por exemplo, uma vez por semana de forma INFORMAL se reúne com a equipa ou um departamento da empresa . Aqui é dada VOZ a TODOS os elementos que compõem um determinado grupo de trabalho. E há a liberdade de falarem sobre qualquer assunto, quer relacionado com a empresa, quer a nível individual. E muito IMPORTANTE: NÃO EXISTEM REPRESÁLIAS sobre essa partilha. Mas acima de tudo, serve como um NIVELADOR da COMUNICAÇÃO.

 O feedback ao nível da Comunicação Externa da Empresa:

4. O Net Promoter  Score (NPS).

É o feedback dado pelos clientes, onde identificam o grau de satisfação relativamente ao uso de um bem ou serviço. É o ESPELHO da empresa no mercado! E serve muitas vezes para corrigir determinada rota da empresa e entender as reações do mercado.

5. O GUIA das Expectativas e da Jornada do Cliente.

Intermediar as expectativas dos clientes é um dos desafios + INTERESSANTES de qualquer empresa! Ter um guia onde é anotada a Jornada do Cliente, e onde se pode recolher informações para o SERVIR MELHOR, é um APOIO considerável à futura FIDELIZAÇÃO desse mesmo Cliente. Tenha em Atenção como pode EXCEDER as Expectativas do Cliente e provocar o FACTOR UAU, ao auscultar o seu feedback constante.

6. O Equilíbrio da Comunicação EXTERNA e INTERNA.

Ao comunicar para o mercado e o feedback que recebe, é um indicador precioso para AJUSTAR a Comunicação Interna. Pois se não estão a receber o feedback que gostariam por parte do mercado, é necessário realizar algum trabalho interno em determinados departamentos; no sentido de verificarem como podem passar a MENSAGEM desejada.

 

A CULTURA de EMPRESA ou Organizacional, vai influenciar muitos destes aspectos que neste artigo foram mencionados. Estabelecer um nível de comunicação ELEVADO onde o FEEDBACK é uma FERRAMENTA DISPONÍVEL para TODOS, é sem dúvida uma + VALIA para qualquer Empresa, hoje em dia.
Além de USUFRUIREM de um PERMANENTE APOIO à COMUNICAÇÃO a vários níveis!

Se tem algum aspecto que igualmente deseje MELHORAR, faça este TESTE: https://www.coaching5.pt/5-pontos-de-melhoria/

Ou entre em contacto com o Coach Helder Gonçalves: 929273352.

Continuação de uma EXCELENTE e Produtiva Semana.

Helder Gonçalves
CEO e Coach da Coaching 5