Como desenvolver a empatia?
Num mundo em constante aceleramento e bastante competitivo, por vezes é necessário encontrar formas de estabelecer o equilíbrio e de conseguirmos efectivar a nossa comunicação!
A empatia, é uma habilidade social que promove um grau de comunicação mais profundo. É a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro, literalmente! O que nos permite estabelecer relações sociais mais produtivas e pode servir igualmente como um regulador das nossas próprias emoções. Costuma trabalhar a empatia nas suas relações laborais, no seu ambiente empresarial, para além do seu ambiente social?
Como podemos desenvolver esta “técnica”?
Pode estar a pensar: “Com um inúmero conjunto de personalidades totalmente distintas, como posso desenvolver a empatia eficazmente?”.
Há uma base comum de emoções, que todos nós temos e exteriorizamos! Só temos que estar realmente ATENTOS aos OUTROS para procurar ENTENDÊ-LOS MELHOR!
Mas podemos verificar alguns passos que possibilitam alcançar um grau maior de empatia:
1. Pratique a ESCUTA ACTIVA:
Permita que as pessoas ao seu redor expressem-se e falem livremente! Esteja atent@ e mantenha uma postura interessada no que estão a dizer. Já deve ter ouvido a expressão: “temos duas orelhas e uma só boca”! Estas são as proporções correctas para uma comunicação mais eficaz! Ouça pelo menos o dobro do que fala. Vai conseguir estabelecer uma conexão maior com a pessoa que está à sua frente.
2. LEIA a LINGUAGEM CORPORAL do outro:
Esteja particularmente atent@ ao que não é dito! Isto é, a linguagem corporal “fala” + alto que as palavras ou o tom utilizado. Sabia que os estudos demonstram que 55% da nossa comunicação é percepcionada pela linguagem corporal, 38% pela voz e só 7% pelas palavras. Tenha atenção à postura do seu interlocutor, como se movimenta, as expressões faciais utilizadas, entre outros sinais.
3. Coloque perguntas à outra pessoa:
Para compreender os pontos de vistas da pessoa que está junto a si, é necessário efectuar perguntas para conhecê-la melhor! Faça perguntas abertas, isto é, perguntas que não tenham como resposta sim ou não. Ex: “Qual a tua verdadeira paixão?”; “Como posso ajudar-te?”. Não exagere na quantidade de perguntas, não ultrapasse os limites pessoais.
4. Pode discordar, mas procure ENTENDER:
Muitas vezes não concordamos com a outra pessoa ou naquilo que é transmitido. Mas o mais importante NÃO É ARGUMENTAR, mas AJUDAR! Avaliar e procurar soluções, evita o conflito e estabelece a ponte ao diálogo. Podemos também imaginar o que influência a pessoa a pensar de determinada forma perante a sua história de vida.
5. Imagine-se no lugar do outro:
Este exercício prático, de poder vestir a pele da outra pessoa e imaginar que viveu as suas EXPERIÊNCIAS; pode seguramente visionar um filme sobre determinados acontecimentos e facilitar a compreensão das atitudes e comportamentos da outra pessoa. Isso vai possibilitar aproximar-se mais facilmente dessa pessoa e estabelecer uma ligação diferente.
Levando estes passos para a comunicação com os seus colegas de trabalho, para além do seu dia a dia comum, e treinando estas competências socioemocionais; vai descobrir que a empatia pode efectivamente produzir RESULTADOS MASSIVOS no seu ambiente de trabalho!
Para uma orientação extra e aplicação destas técnicas, não hesite em contactar-me: 929273352. Ou se desejar falar sobre outros tópicos empresariais!
Votos de uma EXCELENTE e Produtiva Semana.
Helder Gonçalves
CEO e Coach da Coaching 5