A Cultura de Empresa
O que define a Cultura de uma Empresa ou a Cultura Organizacional?
É o conjunto de comportamentos, normas, atitudes, valores, missão, objectivos e procedimentos, que caracterizam uma empresa e o seu ambiente empresarial.
A prática desses princípios e como se guiam dentro e fora da empresa, geram o alinhamento fundamental com a Equipa interna de colaboradores e o púbico externo da empresa. O líder desempenha um papel primordial a esse nível, colocando um determinado modelo organizacional em “BOM” Funcionamento!
Cada empresa tem a sua Cultura Organizacional própria!
A sua definição e orientação também é um catalisador de agregação de uma equipa de trabalho. Imagine que está numa fase de Recrutamento e Selecção e quer novos Colaboradores alinhados com o ambiente empresarial que criou. Na procura desses novos elementos, e se eles se identificarem com a sua Cultura de Empresa, é um excelente factor para a retenção do talento.
Não só internamente a prática destes pontos deve estar entrelaçada na empresa, como a imagem desta, igualmente é um factor decisivo na atração dos seus públicos.
O equilíbrio da imagem interna e imagem externa da empresa, pode ser contrabalançada precisamente por uma Cultura de Empresa forte e bem estruturada.
Aspectos para os quais deve-se dar atenção na construção de uma Cultura de Empresa:
1. Os Valores principais – que definem a empresa e a sua identidade. Ex: Transparência, Compromisso, Trabalho de Equipa, Sustentabilidade Ambiental, etc…
2. Missão – o propósito da organização e o motivo pelo qual a empresa existe.
3. Metas e Objectivos – para os quais a empresa e a sua equipa trabalham.
4. Comportamentos e Atitudes – que espelham a forma de estar dentro e fora da empresa. Lembrem-se SEMPRE, que TODOS são o “Cartão de Visita” da empresa.
5. Procedimentos e Normas – conjunto de actividades e tarefas que descrevem o caminho para atingir os objectivos da organização, quanto ao 1º. No que se referente às normas, são as regras e condutas que se inserem nas actividades diárias.
6. Comunicação interna e externa – a comunicação aberta e auscultativa com os seus colaboradores e actividades sociais, são um diferenciador da unificação e alinhamento interno. A comunicação externa com os seus diferentes públicos, pode ser um veículo de transmissão e atração por essa Cultura de Empresa.
7. Avaliação e feedback – medir o que se realiza e haver um canal aberto para dar sugestões de melhoria, é um caminho para a EXCELÊNCIA em qualquer organização.
Uma liderança de servir a organização e a sua equipa, segundo James C. Hunter, é um outro aspecto que desenvolve qualquer Cultura Organizacional. E assim gera-se um ambiente favorável ao bem estar e produtividade, aspectos que têm vindo a demarcar-se ultimamente.
Outra sugestão: reúna com a sua equipa e façam uma avaliação em conjunto dos pontos + positivos referentes à empresa e aqueles que devem ser melhorados. Isto vai permitir um ajustamento da vossa Cultura de Empresa. Estamos num início de ano, portanto, um período perfeito para a implementação de melhorias.
A definição CLARA de uma Cultura Organizacional, é uma CHAVE Mestra que ABRE todas as portas da empresa.
Se necessitar de + algum complemento a esta informação, terei todo o gosto em falar consigo. O meu contacto é: 929273352.
Continuação de uma EXCELENTE e Produtiva Semana.
Helder Gonçalves
CEO e Coach da Coaching 5